Faria Lima, a avenida referência em São Paulo

Faria Lima, a avenida referência em São Paulo

A Avenida Brigadeiro Faria Lima é uma das mais importantes vias de São Paulo e é também um dos principais centros comerciais e financeiros da cidade.

A região pertence à subprefeitura de Pinheiros e aos bairros de Pinheiros, Jardim Europa, Jardim Paulistano e Itaim Bibi e é tão completa quanto os mesmos, oferecendo opções de lazer, cultura e infraestrutura básica!


História

A lei determinando a abertura da via foi dada em janeiro de 1968, prevendo uma ligação de cinco quilômetros entre os bairros de Pinheiros e Brooklin, mesmo sem a Prefeitura saber a quantidade de edifícios que deveriam ser desapropriados.

Sua construção começou pouco antes de 1970 sob a gestão do prefeito José Vicente Faria Lima, e demandou a demolição de 100 prédios. 

Seu nome seria Radial Oeste, porém, com a morte de Faria Lima, a mesma recebeu seu nome em homenagem àquele que a deu forma. 

Em seu discurso, o prefeito Paulo Maluf elogiou o homenageado, dizendo, "Faria Lima não nasceu em São Paulo, mas deu sua vida em holocausto a esta capital. Esta homenagem, que ora prestamos ao saudoso administrador, era o mínimo que a Prefeitura Municipal poderia fazer pela sua memória. Ela deverá lembrar, às gerações futuras, a figura marcante que foi o Brigadeiro."


Mobilidade

A Avenida Brigadeiro Faria Lima possui ligação com importantes vias de São Paulo, sendo elas: Avenida Santo Amaro, Teodoro Sampaio, Cidade Jardim e Juscelino Kubitschek e, diariamente, vários ônibus passam pela região reforçando essa união.

Além disso, em 25 de maio de 2010, foi inaugurada a Estação Faria Lima, da Linha 4-Amarela do metrô, situada na altura do Largo da Batata.


Lazer

A Faria Lima é muito conhecida por seus inúmeros bares e restaurantes que atraem muitos visitantes à região, mas não são só eles que chamam atenção por lá!


Mercado municipal de Pinheiros 

O Mercado Municipal Engenheiro João Pedro de Carvalho Neto, mais conhecido como Mercado Municipal de Pinheiros, foi inaugurado em 10 de agosto de 1910.

Atualmente, o mercado possui 39 boxes divididos em empório, mercearia, frios e laticínios, charutaria, quitanda, açougue, lanchonete, peixaria, avícola, cereais e floricultura.


KidZania

Para quem procura opções para as crianças, a KidZania é o local perfeito! A atração é uma cidade em tamanho infantil com cerca de 8.500 metros quadrados. 

Lá, as crianças podem experimentar mais de 50 profissões como bombeiro, jornalista, médico e piloto de avião, tudo isso com atividades que buscam imitar o mundo real!


Instituto Tomie Ohtake

Localizado na Avenida Faria Lima, 201, o instituto é um museu de arte que homenageia a artista plástica Tomie Ohtake. 

Ohtake, nascida no Japão e naturalizada no Brasil, é uma das principais representantes do abstracionismo informal e foi premiada no Salão Nacional de Arte Moderna, em 1960!


Mercado imobiliário

A região da Faria Lima é o endereço mais caro para locação de escritórios de alto padrão em São Paulo, mas isso se deve ao fato de ser uma das regiões mais bem estruturadas, comercialmente falando. 

A avenida possui poucas opções residenciais, mas se destaca pelos prédios de alto padrão que a cercam. Além das casas luxuosas em seu entorno, mais presentes próximas aos números iniciais da via.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.